A pesca no interior de SP é uma oportunidade para quem deseja relaxar e viver momentos de conexão com a natureza.
Sem falar que, ao escolher o destino certo, você pode explorar os belos cenários dessa região e ainda fazer grandes amizades de pescaria.
Como o interior de São Paulo é composto por uma variedade de rios, represas, lagos e pesqueiros, selecionamos neste artigo os principais para você praticar essa atividade e viver experiências memoráveis. Aproveite a leitura!
Os melhores lugares para pescar no interior de SP
Existem diferentes locais onde você pode praticar a pesca no interior de SP, mas, os mais procurados pelos moradores e turistas são:1. Represas
A pesca no interior de SP pode ser praticada em suas represas, que são reservatórios de água construídos geralmente para abastecer uma determinada região.
Dentre os locais mais escolhidos, estão:
- Represa Billings: localizada na região metropolitana de São Paulo, podendo ser acessada em municípios como São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André;
- Represa Guarapiranga: localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, na divisa entre os municípios de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu;
- Represa Salto Grande: localizada no município de Americana, interior do estado de São Paulo.
Inclusive, em algumas represas a pesca não é permitida, então, recomendamos conferir essa informação antes de programar a sua viagem.2. Rios
Os rios de São Paulo também são excelentes escolhas para quem deseja pescar e viver experiências únicas com a família ou amigos.
Nesse caso, os melhores para essa atividade são:
- Rio Tietê: possui sua nascente na Serra do Mar, em Salesópolis, e percorre mais de 1.100 quilômetros do interior do estado, até desaguar no rio Paraná, em Itapura;
- Rio Paraná: nasce no estado de Minas Gerais, percorre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, até desaguar no rio da Prata, na fronteira entre Argentina e Paraguai;
- Rio Paranapanema: nasce na Serra de Agudos Grandes, no sudeste do Estado de São Paulo, percorre 930 km até desaguar no rio Paraná.
Atenção: cada rio possui suas próprias regras referentes a pesca, incluindo períodos permitidos, tamanhos mínimos de captura e licenças necessárias. Então, procure saber sobre essas normas e evite problemas.3. Lagos
Os lagos também são excelentes para quem deseja pescar com maior tranquilidade e em espaços menores. E no interior de São Paulo, os principais lagos para pesca são:
- Lago Jurumirim: situado principalmente no município de Avaré, se estendendo por outros municípios vizinhos, como Piraju, Itaí e Cerqueira César;
- Lago Marimbondo: fica no rio Grande, entre os municípios de Icém (SP) e Fronteira (MG), que funciona também como a Usina Hidrelétrica de Marimbondo;
- Lagoa Taquaral: localizada na cidade de Campinas, no interior do Parque Portugal, sendo um dos principais pontos turísticos do destino.4. Pesqueiros e áreas de pesca esportiva
Por fim, você pode praticar a pesca no interior de SP em locais exclusivos e apropriados para essa atividade, como:
- Parque Maeda: localizado em Itu, que conta com dez locais destinados para a atividade e aluguel ou venda de equipamentos;
- Pesqueiro Arujá: localizado em Penhinha, Arujá, possui quatro lagos nos quais é possível pescar tilápia, tambaqui, jundiá, pacu, pirarara e pintado e outras espécies;
- Pesqueiro Lagoa dos Patos: localizado em Jundiaí, conta com sete lagos, 12 espécies de peixes e uma infraestrutura completa para você passar o dia.
Dica: os hóspedes do Park Hotel Modelo, em Pinhalzinho, podem praticar a pesca no interior de SP em seu pesqueiro, com bastante tranquilidade e privacidade.
Sem falar que essa é uma ótima escolha para as famílias, pois aqueles que não estiverem interessados nessa atividade, podem aproveitar as demais opções de lazer do hotel fazenda, como piscina, serviços de SPA, tirolesa, mini fazenda e muito mais!
Dicas para se preparar para a pescaria
A escolha do local para praticar a pesca no interior de SP é apenas o primeiro passo rumo ao planejamento dessa aventura.
Na verdade, você também precisa ficar atento às normas do local, principais regras e licenças, bem como separar tudo que for necessário para garantir uma pescaria tranquila e relaxante.
Veja abaixo quais são esses itens e como selecioná-los:
Equipamentos de pesca
Os principais itens que você precisa para praticar a pesca no interior de SP são os equipamentos como varas, molinetes, linhas, anzóis, iscas artificiais e naturais.
Inclusive, a vantagem de escolher os pesqueiros e áreas de pesca esportiva é que nesses espaços normalmente há lojas para venda ou aluguel desses materiais.
Contudo, mesmo deixando para adquirir seus equipamentos no local da pesca, é preciso saber como escolher as melhores opções. Nesse caso, siga essas dicas:
- Defina o tipo de pesca;
- Considere o local escolhido para a atividade;
- Escolha a variedade certa de varas e carretilhas;
- Selecione a linha, os ganchos e as iscas conforme o tipo de peixe almejado e o local de pesca.
E claro: sempre peça ajuda aos funcionários e demais pescadores que estejam no local, trocando experiências e dicas com essas pessoas.
Roupas e calçados adequados
O conforto durante a pescaria é fundamental para garantir uma experiência agradável, especialmente se você planeja ficar horas pescando.
Para ter esse conforto, é preciso investir em roupas e calçados adequados, como:
- Camisas leves e respiráveis, com tecidos de secagem rápida e proteção UV;
- Calças ou bermudas leves e confortáveis, de secagem rápida, que ofereçam mobilidade;
- Casaco impermeável ou corta-vento para os dias com chuva ou temperaturas baixas;
- Chapéu de abas largas ou boné e um óculos de sol para proteger o rosto e os olhos;
- Luvas de pesca leves para proteger as mãos contra cortes, abrasões e queimaduras solares;
- Calçados impermeáveis e antiderrapantes, assim como meias térmicas para os dias mais frios.
Não esqueça também de cadeiras de pesca confortáveis, para os momentos em que quiser descansar um pouco ou pescar sentado no cais.
O protetor solar e repelente também são itens essenciais, mesmo nos dias nublados e com chuva. Além disso, coloque em sua mala alguns lanches e bastante água, para evitar a desidratação.
Gostou dessas dicas sobre pesca no interior de SP? Acompanhe nosso blog e garanta outras recomendações como essa!