A festa junina no interior de São Paulo é uma experiência única, que sua família precisa viver!

Celebrada durante todo o mês de junho, essas comemorações alcançaram o auge em 24 e 29 de junho, quando são celebrados os dias de São João e São Pedro.

Contudo, se você não deseja esperar o meio do ano para entrar no clima, venha conosco! Descubra nesse conteúdo mais sobre as origens e tradições da festa junina no interior de São Paulo e onde celebrar com sua família essas datas.

Boa leitura!

Descubra a tradição e a cultura das festas juninas

A festa junina no interior de São Paulo é uma tradição trazida pelos portugueses, ainda no século XVI, quando chegaram ao Brasil para colonizar as terras.

Contudo, essas comemorações sofreram também influência das tradições indígenas e afro-brasileiras, criando festejos únicos para serem celebrados anualmente pelos brasileiros.

Ainda que tenha maior influência na região nordeste, o interior paulista também leva para suas ruas e casas as festas juninas. E conhecer a origem dessas comemorações é o primeiro passo para entrar nessa tradição!

Origens e história das festas juninas

Essa celebração nasceu na Europa como uma comemoração ao solstício de inverno, realizado pelos povos pagãos que agradeceram a passagem da primavera para o verão.

No Brasil, essas comemorações chegaram no século XVI, trazidas pelos portugueses após terem sido incorporadas pela Igreja Católica, tendo como objetivo homenagear o São João, São Pedro e Santo Antônio.

Com o passar dos anos, essas festas foram também influenciadas pelas tradições indígenas e africanas, resultando em uma mistura única de elementos culturais.

Dessa forma, atualmente a festa junina no interior de São Paulo e no resto do Brasil conta com danças, rituais, músicas e tradições próprias, que transmitem a miscigenação cultural marcante em nosso país.

Significado dos símbolos e costumes

A festa junina no interior de São Paulo é marcada por vários símbolos e costumes, que não podem faltar durante essa comemoração. Os mais conhecidos são:

Fogueiras

Representa a proteção contra os maus espíritos. Inclusive, antigamente os povos dançavam ao redor de uma fogueira para desejar que as energias negativas se afastassem das plantações e para agradecer uma boa colheita.

Quadrilha

Os vestidos rodados, passos puxas e agradecimentos aos santos pelas colheitas fartas foram trazidos também pelos portugueses e agregados às comemorações juninas, proporcionando ainda mais beleza à festa.

Bandeirolas

Antigamente, as bandeiras eram mais do que apenas um item decorativo, mas traziam também imagens dos santos para abençoar a festa e trazer energias positivas.

Fogos de artifício

Os fogos também eram (e ainda são) usados para espantar os maus espíritos e agradecer aos santos pelas boas colheitas, assim como as fogueiras.

Simpatias

Como a festa junina também é o momento de homenagear Santo Antônio, o padroeiro dos casamentos, muitas pessoas aproveitam o momento para pedir maior sorte no amor.

Nesse caso, a simpatia mais comum é colocar a imagem do santo de cabeça para baixo, até que a pessoa consiga se casar ou, pelo menos, encontrar um bom candidato.

Música típica e danças tradicionais

Toda festa precisa de música! E para deixar essa comemoração ainda mais animada, os festejos juninos também possuem algumas danças tradicionais, passadas de geração em geração.

As mais conhecidas ao redor do Brasil são:

  • Quadrilha;
  • Baião;
  • Arrasta-pé;
  • Forró;
  • Bumba-meu-boi;
  • Xote;
  • Dança de fitas;
  • Xaxado.

Confira uma playlist com músicas para animar a sua festa junina no interior de São Paulo: Festa Junina Tradicional - playlist by Renan Monteiro Queiroz | Spotify

Dicas para aproveitar ao máximo a festa junina no interior de São Paulo

Para entrar no clima da festa junina no interior de São Paulo, siga essas dicas:

Use roupas caipiras e participe das brincadeiras

As roupas também fazem parte da tradição dos festejos juninos, por isso, você deve estar vestido a caráter para entrar nesse clima.

Então, prepare um vestido bem rodado e colorido para as mulheres (não esqueça das tranças), enquanto para os homens uma bela blusa xadrez e um chapéu de palha.

Durante a festa junina no interior de São Paulo participe também de todas as brincadeiras, como pescaria, correio elegante, jogo de argolas, jogo das maçãs e até mesmo do casamento da roça!

Experimente as comidas típicas

A festa junina também é o momento de você se deliciar com as comidas típicas dessa época, como pipoca, pé de moleque, pamonha, bolos, milho-cozido, amendoim… Enfim, não faltam delícias para tornar sua noite ainda melhor.

Para os adultos, não deixe de saborear essas comidas com um licor de sabores variados — experimente todos até encontrar o seu favorito, mas sempre bebendo com moderação!

Dance quadrilha e assista às apresentações de música e dança

Que tal participar de uma quadrilha? Prepare o seu par e se jogue nessas danças, se divertindo bastante enquanto segue os comandos.

Não perca também a oportunidade de assistir às apresentações de quadrilhas profissionais, com belas roupas e danças divertidas.

As melhores cidades para curtir uma festa junina

Para você aproveitar ao máximo a festa junina no interior de São Paulo, precisa viajar para uma cidade que tenha essa comemoração. As mais populares são:

1. Arraial de Itapecerica da Serra

O Arraial de Itapecerica da Serra é uma das festas juninas mais tradicionais e animadas do interior paulista, que atrai milhares de visitantes todos os anos.

Durante essas comemorações, os turistas e moradores podem aproveitar as músicas típicas da época, as danças, tradições e, principalmente, as deliciosas comidas.

2. Festa Junina de Tatuí

A Festa Junina de Tatuí é um evento tradicional, que atrai turistas e moradores que desejam aproveitar as danças, músicas, comida típica e ainda se encantar com as ruas coloridas pelas bandeirolas e balões.

Além disso, na cidade acontecem apresentações de quadrilhas juninas, com dançarinos vestidos com trajes típicos e executando coreografias animadas e tradicionais.

3. Festa Junina no Park Hotel Modelo

O Park Hotel Modelo, em Pinhalzinho, é conhecido por suas festas e comemorações, não sendo diferente durante os festejos juninos.

Durante essa comemoração, o hotel se transforma, sendo tomado por bandeiras coloridas, fogueiras e balões, criando um cenário perfeito para os hóspedes e frequentadores aproveitarem o melhor da festa junina no interior de São Paulo.

Além disso, a programação desse festejo também conta com atividades como:

  • Apresentações de quadrilha;
  • Shows de música ao vivo;
  • Barracas de comidas típicas;
  • Brincadeiras juninas.

Sem falar que os hóspedes ainda podem curtir durante sua estadia a infraestrutura do Park Hotel Modelo, o que inclui piscinas aquecida e fria, mini fazenda, espaço kids, serviço de SPA e entre muitas outras opções de lazer!

Conheça mais sobre nosso hotel e viva a melhor experiência na festa junina no interior de São Paulo.