A festa junina no interior de São Paulo é uma experiência única, que sua família precisa viver!
Celebrada durante todo o mês de junho, essas comemorações alcançaram o auge em 24 e 29 de junho, quando são celebrados os dias de São João e São Pedro.
Contudo, se você não deseja esperar o meio do ano para entrar no clima, venha conosco! Descubra nesse conteúdo mais sobre as origens e tradições da festa junina no interior de São Paulo e onde celebrar com sua família essas datas.
Boa leitura!
Hotel Fazenda com Festa Junina
Aproveitar as festas juninas no interior de São Paulo é uma experiência incrível e segura, especialmente quando você opta por um hotel que sabe como proporcionar momentos memoráveis.
E é exatamente isso que o Park Hotel Modelo oferece. Com suas 25 atividades inclusas na diária e pensão completa, você pode desfrutar de toda a diversão sem preocupações.
Durante o mês de junho, nosso hotel se transforma em um verdadeiro cenário de festa junina, com todas as tradições e alegria que essa celebração traz consigo. É o lugar perfeito para você e sua família vivenciarem o melhor das festividades sem sair do conforto e da segurança do hotel.
Agora, vamos explorar mais sobre as origens, tradições e locais para celebrar as festas juninas no interior de São Paulo.
Descubra a tradição e a cultura das festas juninas
A festa junina no interior de São Paulo é uma tradição trazida pelos portugueses, ainda no século XVI, quando chegaram ao Brasil para colonizar as terras.
Contudo, essas comemorações sofreram também influência das tradições indígenas e afro-brasileiras, criando festejos únicos para serem celebrados anualmente pelos brasileiros.
Ainda que tenha maior influência na região nordeste, o interior paulista também leva para suas ruas e casas as festas juninas. E conhecer a origem dessas comemorações é o primeiro passo para entrar nessa tradição!
Origens e história das festas juninas
Essa celebração nasceu na Europa como uma comemoração ao solstício de inverno, realizado pelos povos pagãos que agradeceram a passagem da primavera para o verão.
No Brasil, essas comemorações chegaram no século XVI, trazidas pelos portugueses após terem sido incorporadas pela Igreja Católica, tendo como objetivo homenagear o São João, São Pedro e Santo Antônio.
Com o passar dos anos, essas festas foram também influenciadas pelas tradições indígenas e africanas, resultando em uma mistura única de elementos culturais.
Dessa forma, atualmente a festa junina no interior de São Paulo e no resto do Brasil conta com danças, rituais, músicas e tradições próprias, que transmitem a miscigenação cultural marcante em nosso país.
Significado dos símbolos e costumes
A festa junina no interior de São Paulo é marcada por vários símbolos e costumes, que não podem faltar durante essa comemoração. Os mais conhecidos são:
Fogueiras
Representa a proteção contra os maus espíritos. Inclusive, antigamente os povos dançavam ao redor de uma fogueira para desejar que as energias negativas se afastassem das plantações e para agradecer uma boa colheita.
Quadrilha
Os vestidos rodados, passos puxas e agradecimentos aos santos pelas colheitas fartas foram trazidos também pelos portugueses e agregados às comemorações juninas, proporcionando ainda mais beleza à festa.
Bandeirolas
Antigamente, as bandeiras eram mais do que apenas um item decorativo, mas traziam também imagens dos santos para abençoar a festa e trazer energias positivas.
Fogos de artifício
Os fogos também eram (e ainda são) usados para espantar os maus espíritos e agradecer aos santos pelas boas colheitas, assim como as fogueiras.
Simpatias
Como a festa junina também é o momento de homenagear Santo Antônio, o padroeiro dos casamentos, muitas pessoas aproveitam o momento para pedir maior sorte no amor.
Nesse caso, a simpatia mais comum é colocar a imagem do santo de cabeça para baixo, até que a pessoa consiga se casar ou, pelo menos, encontrar um bom candidato.
Música típica e danças tradicionais
Toda festa precisa de música! E para deixar essa comemoração ainda mais animada, os festejos juninos também possuem algumas danças tradicionais, passadas de geração em geração.
As mais conhecidas ao redor do Brasil são:
- Quadrilha;
- Baião;
- Arrasta-pé;
- Forró;
- Bumba-meu-boi;
- Xote;
- Dança de fitas;
- Xaxado.
Confira uma playlist com músicas para animar a sua festa junina no interior de São Paulo: Festa Junina Tradicional - playlist by Renan Monteiro Queiroz | Spotify
Dicas para aproveitar ao máximo a festa junina no interior de São Paulo
Para entrar no clima da festa junina no interior de São Paulo, siga essas dicas:
Use roupas caipiras e participe das brincadeiras
As roupas também fazem parte da tradição dos festejos juninos, por isso, você deve estar vestido a caráter para entrar nesse clima.
Então, prepare um vestido bem rodado e colorido para as mulheres (não esqueça das tranças), enquanto para os homens uma bela blusa xadrez e um chapéu de palha.
Durante a festa junina no interior de São Paulo participe também de todas as brincadeiras, como pescaria, correio elegante, jogo de argolas, jogo das maçãs e até mesmo do casamento da roça!
Experimente as comidas típicas
A festa junina também é o momento de você se deliciar com as comidas típicas dessa época, como pipoca, pé de moleque, pamonha, bolos, milho-cozido, amendoim… Enfim, não faltam delícias para tornar sua noite ainda melhor.
Para os adultos, não deixe de saborear essas comidas com um licor de sabores variados — experimente todos até encontrar o seu favorito, mas sempre bebendo com moderação!
Dance quadrilha e assista às apresentações de música e dança
Que tal participar de uma quadrilha? Prepare o seu par e se jogue nessas danças, se divertindo bastante enquanto segue os comandos.
Não perca também a oportunidade de assistir às apresentações de quadrilhas profissionais, com belas roupas e danças divertidas.
As melhores cidades para curtir uma festa junina
Para você aproveitar ao máximo a festa junina no interior de São Paulo, precisa viajar para uma cidade que tenha essa comemoração. As mais populares são:
1. Arraial de Itapecerica da Serra
O Arraial de Itapecerica da Serra é uma das festas juninas mais tradicionais e animadas do interior paulista, que atrai milhares de visitantes todos os anos.
Durante essas comemorações, os turistas e moradores podem aproveitar as músicas típicas da época, as danças, tradições e, principalmente, as deliciosas comidas.
2. Festa Junina de Tatuí
A Festa Junina de Tatuí é um evento tradicional, que atrai turistas e moradores que desejam aproveitar as danças, músicas, comida típica e ainda se encantar com as ruas coloridas pelas bandeirolas e balões.
Além disso, na cidade acontecem apresentações de quadrilhas juninas, com dançarinos vestidos com trajes típicos e executando coreografias animadas e tradicionais.
3. Festa Junina no Park Hotel Modelo
O Park Hotel Modelo, em Pinhalzinho, é conhecido por suas festas e comemorações, não sendo diferente durante os festejos juninos.
Durante essa comemoração, o hotel se transforma, sendo tomado por bandeiras coloridas, fogueiras e balões, criando um cenário perfeito para os hóspedes e frequentadores aproveitarem o melhor da festa junina no interior de São Paulo.
Além disso, a programação desse festejo também conta com atividades como:
- Apresentações de quadrilha;
- Shows de música ao vivo;
- Barracas de comidas típicas;
- Brincadeiras juninas.
Sem falar que os hóspedes ainda podem curtir durante sua estadia a infraestrutura do Park Hotel Modelo, o que inclui piscinas aquecida e fria, mini fazenda, espaço kids, serviço de SPA e entre muitas outras opções de lazer!
Conheça mais sobre nosso hotel e viva a melhor experiência na festa junina no interior de São Paulo.